terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

ESTE É TERCEIRO CARNAVAL LONGE DA AVENIDA

CARNAVAL PARA TODOS , DIREITO À VIDA SEMPRE

"O sambódromo do Porto Seco está vázio, está sem os seus carnavalescos, sem as suas baterias e sem seus foliões"   

Que venha 2022, para fazermos a maior festa do planeta



Em decorrência da pandemia do Covid-19, 90% das festividades de Carnaval foram canceladas ou adiadas na maioria dos estados brasileiros. Em 21 estados, o ponto facultativo de Carnaval também foi suspenso e a decisão fez com que as datas de 15 e 16 de fevereiro, originalmente definidas para a folia de momo, se transformassem em dia normal de trabalho. O objetivo de todas as medidas foi impedir aglomerações comuns no Carnaval, blocos de rua, viagens coletivas, desfiles de escola de samba. O Covid-19 tirou a vida de mais de 240 mil brasileiros, o mundo das escolas de samba também sofreu perdas. 

Há entre as vítimas pessoas de várias idades e funções, integrantes de bateria, harmonia, velhas guardas, passistas e compositores. Muitas dor e lagrimas, mas existe a esperança no futuro, em um Carnaval mais forte e melhor.

Mas fica a pergunta, quando a festa de Carnaval já foi cancelada ou adiada outras vezes na história do Brasil?

Adiado pela  primeira vez em 1892 
A decisão foi do Ministro do interior, Cesário Alvim que mudou a data do Carnaval para junho motivado por problemas de infraestrutura e falta de limpeza das ruas. Nesse período, o Brasil lidava com o controle da febre amarela e mais uma série de doenças. 

Foi adiado pela segunda vez em 1912 
Desta vez, o motivo do adiamento foi a morte do ministro das Relações Exteriores, José Maria da Silva Paranhos Júnior, mais conhecido como Barão do Rio Branco. Ele faleceu uma semana antes das festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por entrar em contato.

DESTAQUES

UNIÃO E SOLIDARIEDADE PARA A COMUNIDADE CARNAVALESCA DOS BARRACÕES

 A  União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (UECGAPA), se une  a Secretaria Municipal da Cultura ...